
A Equipa PES deseja a todos os que nos visitam um próspero ano 2010.
O quadro legislativo actual torna obrigatória a inclusão da Projecto Educação para a Saúde (PES) nas escolas. Este blog será um meio para promover a saúde em todo o Agrupamento de Escolas da Junqueira (AVEJ) e intervir de forma a criar condições para ouvir e conhecer os problemas dos Alunos, Pais e Professores.
Uma boa higiene oral é aquela que resulta da remoção eficaz dos restos alimentares (principalmente após as refeições) e ao mesmo tempo impossibilita a “ligação” de um conjunto de bactérias aos dentes e gengivas, de forma a impedir a destruição dos dentes pela acção dessas bactérias. Se as suas gengivas doem ou sangram ao escovar os dentes ou ao usar o fio dentário ou ainda se apresenta mau hálito constante ou sensibilidade dolorosa nos dentes e gengivas, deve visitar um profissional de saúde oral. Qualquer uma destas situações pode resultar de um problema de saúde e por si só pode originar importantes impactos na sua qualidade de vida.
A higiene oral é o principal factor salutogénico da cavidade oral. Assim, quase todas as doenças que afectam a cavidade oral podem ver a sua progressão travada pela existência de uma correcta e eficaz higiene.
A principal função da higiene oral é a remoção da placa bacteriana da superfície dos dentes e deve iniciar-se como hábito diário desde a erupção do primeiro dente do bebé.
Transformar o 1º de Dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a SIDA foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em Outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV.
Como sabem o dia 16 de Novembro é simbolizado como “Dia do Não Fumador”. E no que consiste este dia? Consiste em alertar os jovens adolescentes sobre os perigos que causa fumar.
O tabagismo, é considerado como um acto voluntário causador da morte evitável no mundo. Contudo, o controlo global do tabagismo inclui a prevenção da iniciação ao hábito de fumar, a eliminação das fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco e o apoio/promoção aos programas de abandono do tabaco.
Hoje em dia, é muito frequente os púberes renderem-se a este mau hábito pois pensam que nele encontram mérito, o que não é verdade.
Inconscientes dos perigos, entram neste mau vício, e, para que estejas devidamente informado, o tabaco pode causar Cancro do pulmão, Cancro da cavidade oral (lábios, boca, língua), laringe e faringe, Cancro do esófago, Cancro do pâncreas, Cancro da bexiga e rins, Cancro do colo do útero e Doenças Cardiovasculares.
E, além do mais, já pensaste o que constitui o cigarro? Pois bem, aproximadamente 5 mil substâncias tóxicas, dessas substâncias, 80 são cancerígenas, a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão são algumas dessas substâncias.
Outro parâmetro muito importante é que, as pessoas que inalam o cheiro do cigarro, são considerados como fumadores passivos, e o fumo inspirado permanece no seu sangue durante 48 horas. E claro, estes fumadores também podem morrer.
Fumar, é fazeres mal a ti mesmo, e mais tarde prejudicares os teus colegas e amigos, por isso, pedimos-te para não te renderes ao vício, mas sim ultrapassa-lo, não precisas de um mau hábito para seres como os outros que pensam ser bons, mas bastas seres tu próprio para as pessoas te valorizarem.
Diz NÃO ao tabaco e SIM a uma vida saudável!
Vamos festejar o Dia de São Martinho no Agrupamento e quando se fala em são Martinho fala-se em castanhas.
Na nossa vida, muitas vezes, deixamos as actividades físicas de lado, preocupados com as tarefas do dia a dia. Porém, não podemos esquecer de nos exercitar. Não é preciso ginásio nem alta competição. Basta andar, isto é, caminhar. A caminhada é um bom caminho, pode nos ajudar a manter a forma e evitar o sedentarismo.
Família
Vítima

